Monday, December 04, 2006

Galeria dos Vultos Eméritos.



Dr. Levy de Britto Buquéra.
Nascido em 29 de Junho de 1905, em Antonina-Paraná, filho de Joaquim José Buquéra e Dna. Antonia de Britto Buquéra.
Tendo seus pais transferido residência para Curitiba, concluiu os seus estudos colegiais no renomado Ginásio Paranaense.
Era casado com Dna. Maria Adelaide de Loyola Buquéra, com ela teve três filhos:
Luiz Affonso de Loyola Buquéra, médico;
Levy de Brito Buquéra Filho, advogado;e Álvaro de Loyola Buquéra, Engenheiro-mecânico.
Ingressou no Curso de Odontologia, da Faculdade de Medicina da Universidade do Paraná; diplomando-se Cirurgião-Dentista no ano de 1928, paralelamente a esse curso universitário, estudou na Escola de Agronomia do Paraná.
Foi aprovado no concurso à Docência-Livre de Cadeira do Curso de Odontologia; ingressando assim, no Corpo Docente da Faculdade de Medicina, da Universidade do Paraná.
Em 1936, formou-se Médico na mesma Faculdade de Medicina, o seu consultório odontológico, era de renome interestadual, não menos importante, foram as atividades que desenvolveu em seu consultório médico, nas especialidades de otorrinolaringologista e de estomatologista.
Ingressou na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, passando a atuar como médico de seu corpo clínico-cirúrgico, criou um setor odontológico, na mesma Instituição de Caridade.
Foi o primeiro Diretor Efetivo da Faculdade de Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Paraná; cuja unidade universitária montou e dotou de moderno aparelhamento, colocando-a em lugar de destaque dentre as congêneres do país. Dirigiu a Associação da Classe Odontológica do Paraná.

Fez Aperfeiçoamento em Estomatologia, na Universidade de Sorbonne, em Paris- França.
Foi Professor de Oftalmologia ( Especialização feita no Instituto " Penido Burnier", em Campinas- São Paulo.
Foi Catedrático de Clínica Odontológica na Universidade Federal do Paraná.
Faleceu em Curitiba, Estado do Paraná, com 77 anos incompletos, no dia 25 de Abril de 1982, em leito do Hospital de Caridade da Santa Casa de Misericórdia: onde dedicou grande parte de sua vida, tentando minorar o sofrimento de seus semelhantes.

1 comment:

Anonymous said...

Ele tem uma amplia experiencia em relação a oftalmologia em curitiba e em outros lugares. Eu quero conseguir algum profissional assim!