Monday, December 04, 2006

Galeria dos Vultos Eméritos.





Dr. Nelson José Corrêa.
Nascido no dia 19 de Outubro de 1902, na cidade de Rio Negro-Paraná, filho de Antonio José Corrêa e Dna. Adélia de Almeida Corrêa, foi casado com Dna. Dolores Pinheiro Corrêa com a qual teve duas filhas; Regina Maria, casada com o Dr. Oswaldo Fontão de Andrade e Lorena, casada com o Dr. Diogo Marconi Lucchesi.
Cursou o Ginásio Diocescimo, Escola Republicana, Escola Normal e o Ginásio Paranaense.
Formou-se em Odontologia pela Faculdade de Medicina do Paraná em 1926, tomou parte na sessão de reerguimento da Sociedade Odontológica do Paraná em 27 de Agosto de 1927. Em 1931 iniciou a luta contra os decretos, que permitiam abertamente o exercício da profissão de odontologia aos que a ela se candidatassem, mediante simples requerimento, ou seja, dentista-prático.
Foi à imprensa, solicitou o apoio das sociedades congêneres, oficiou ao Brasil inteiro durante o ano de 1932, dirigidos aos deputados federais, senadores, governadores, universidades e escolas superiores. Em 1933 foi eleito para a Presidência da Sociedade Odontológica do Paraná, concretizou o sonho da sede própria.
Fundou o Sindicato Odontológico do Paraná, o segundo no Brasil, publicou o Paraná Odontológico, boletim de seis páginas.Faleceu no dia 04 de Junho de 1981

No comments: