Monday, December 04, 2006

Galeria dos Vultos Eméritos.

Dr. Julio Estrela Moreira
Nasceu em 6 de Outubro de 1899 em Curitiba, filho de Fernando Augusto Moreira, conceituado professor nos meios educacionais da cidade e de Rita Estrela Moreira, também professora dedicada na Escola Republicana, foi nesta escola que Júlio e seus irmãos Carlos, Henrique e Sophia iniciaram seus estudos no Ginásio Paranaense.
Formou-se professor em 1917 na Escola Normal do Estado, hoje Instituto de Educação “Erasmo Pilotto”
Em 1921, formou-se em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná e em 1929 Médico pela mesma Universidade.
Quando estudante de Odontologia em 1919, com um grupo de amigos idealistas, fundaram a Sociedade Odontológica do Paraná e hoje Associação Brasileira de Odontologia-Seção do Paraná.
Livre-docente da cadeira de Clínica Odontológica da Faculdade de Medicina do Paraná, prestou concurso para Catedrático em 1938 defendendo a tese “Artrite Alvéolo-Dentária-Aguda “.
Com o decorrer do tempo, criou em sua cadeira os “Assistentes Voluntários” formou uma equipe de trabalho: citaremos os seguintes; Armando Oscar Cavanha, Luiz Pilotto, Glauco Silva, Ataliba Moreira, Altmann Marques Sampaio, Augusto Figueiredo, Narcizo José Grein, Edson Tetü, Monir Tacla, Manoel Paciornik, João Carlos Ribeiro e Luciano Loureiro de Mello.
Em Dezembro de 1958 houve o desmembramento das Faculdades de Medicina, Farmácia e Odontologia da Universidade Federal do Paraná, neste período de desmembramento foi o seu primeiro Diretor e Organizador, mandato que exerceu até a aprovação do Regimento Interno da mesma.
Durante o 50º Aniversário da Associação Brasileira de Odontologia-Seção do Paraná, recebeu 2 Diplomas, um como Sócio Benemérito e Sócio Fundador e outro como Sócio Benemérito e Sócio Presidente.
Após a sua aposentadoria na Universidade do Paraná, passou a escrever sobre a História de Curitiba e do Paraná, falecendo em 24 de Julho de 1975.

No comments: