Monday, December 04, 2006

Galeria dos Vultos Eméritos

Dr. Guido Straube.
Nasceu em Curitiba e, 30 de Junho de 1890, filho de Francisco Gustavo Straube e Dna. Mathilde Helene Straube, foi casado com Myriam Costa Straube, cirurgiã-dentista e teve como filhos: Rubens da Costa Straube, cirurgião-dentista, Guido da Costa Straube, cirurgião-dentista e Ernani da Costa Straube Farmacêutico e Professor.
O primário foi feito na Escola do Professor Francisco Guimarães-Curitiba- Deutsche Schulle zu Curityba entre 1900 a 1904.
A formação secundária no Ginásio Paranaense-Externato em 1905 em diante. Teve formação universitária na Faculdade de Medicina-Curso de Odontologia- Universidade do Paraná de 1915 a 1916.
Tinha conhecimento da línguas estrangeiras, entendia, falava, lia e escrevia os idiomas Inglês,Alemão e Francês.
Foi auxiliar de Ensino da Cadeira de Prótese Dentária da Universidade do Paraná, exerceu Clínica Particular, foi Dentista do Hospital das Crianças em Curitiba, Redator Correspondente da Revista “ Brasil Odontológico” do Rio de Janeiro em 1921, Delegado do Paraná no 1º Congresso Odontológico Latino-Americano, organizado pela Federacion Odontológica Latino-Americana em Buenos Aires em 1925.
Lente de Elementos de Anatomia do Curso de Odontologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Paraná.
Professor Catedrático de Clínica Odontológica, do Curso de Odontologia em 1928.
Um dos Fundadores da Sociedade Odontológica do Paraná em 1919, Presidente da Sociedade Odontológica do Paraná em 1931, foi Diretor do Ginásio Paranaense de 1932 a 1937.
Quando faleceu em 21.01.1937 estava no pleno exercício dos cargos de Professor Catedrático de Clínica Odontológica do Curso de Odontologia, de Professor Catedrático de História Natural do Ginásio Paranaense e Escola Normal e o de Diretor do Ginásio Paranaense.

No comments: