Tuesday, December 05, 2006

Galeria dos Membros Academicos Falecidos.

Acadêmico Prof. Dr. Ataliba Moreira.
Posted by Picasa Ataliba Simas Moreira, Cirurgião-Dentista, nasceu no dia 03 de Junho de 1922 em Campo do Tenente, no Estado do Paraná.
Era casado com Venina Sary Moreira, tendo filho Roberto, Engenheiro Civil.
Por parte materna descendia de famílias portuguesas e tradicionalmente constituídas por professores, seu tataravô já o era; seu bisavô Júlio além de agrimensor era também professor. Ataliba era filho de Júlio Estrela Moreira, cirurgião-dentista, médico, professor universitário emérito, historiador e humanista. Alfabetizou-se em 1928 com sua mãe e terminou seus estudos em 1943, sendo-lhe conferido o grau de cirurgião-dentista, na ocasião recebeu a medalha de ouro, prêmio Dr. Nilo Cairo.
Foi chefe de Departamento, Vice-Coordenador de Colegiado de Curso, Membro do Conselho de Ensino e Pesquisa e Vice-Diretor do Setor de Ciências da Saúde, todos da Universidade Federal do Paraná.
Durante seus três anos de universitário foi sucessivamente Tesoureiro, Vice-Presidente e Presidente do Departamento Acadêmico Guido Straube.
Por 25 anos consecutivos ocupou cargos nas Diretorias da Associação Brasileira de Odontologia-Seção do Paraná. Ataliba Moreira foi investido na Academia Paranaense de Odontologia.

No comments: