Thursday, December 14, 2006

Ac. Dr.Waldir Silva Capote.Falecido em 06/06/2009.

 
Posted by Picasa


AC. Dr.Waldir Silva Capote
Filho de Osmário Oliveira Capote e Dna.Leonor Silva Capote Nasceu em 01 de Junho de 1931 em Ponta grossa, foi casado com Dna. Neldi Silva capote, tendo as filhas Nara Denise Capote Pinheiro e Leiza Mara Silva Capote.Cursou o primeiro Grau entre 1941 a 1944 no Liceu dos Campos- Ponta Grossa- Paraná. Formação do Segundo Grau entre 1945 a 1948- 1º Ciclo no Colégio Estadual Regente Feijó- Ponta Grossa-Paraná. 2º Ciclo entre 1949 a 1952 no Colégio Parthenon- Curitiba-Pr.
Graduação Universitária/ Graduação entre1955 a 1957 no Curso de Odontologia da Faculdade Estadual de Farmácia e Odontologia de Ponta Grossa.Fez Pós-
Graduação no Curso de Especialização em Radiologia Odontológica na Universidade Federal do Paraná entre 11/08 a 20/09/1969.Exerceu Clínica Dentária na Cidade de Ponta Grossa entre 1958 a 1968.Montou Clinica Radiológica na Cidade de Ponta Grossa desde 1969 até o seu falecimento.
Membro Fundador da Academia Paranaense de Odontologia. Desde muito jovem, Waldir revelou aptidão para a área da saúde. Aos 17 anos, veio morar com as tias em Curitiba e, para pagar o curso preparatório ao vestibular, trabalhou em diversas farmácias. Sua tarefa era aplicar injeções em domicílio. Graduou-se em Odontologia no antigo curso de Farmácia e Odontologia de Ponta Grossa, em 1957.
Como boa parte de seus colegas de turma, também exerceu o magistério. Praticou a odontologia de “gabinete dentário” por pouco tempo, pois logo especializou-se em Radiologia Odontológica, considerada uma ousadia para a época por causa do investimento exigido. Foi o primeiro radiologista odontológico de Ponta Grossa e sua clínica é hoje dirigida por uma das filhas. Nara lembra que o pai sempre manteve uma figura austera; exigia a perfeição em tudo. Para as filhas, avisava que as mulheres precisavam ser independentes antes de tudo. Seu espírito de liderança o levou a exercer cargos administrativos na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), onde chegou a vice-reitor, em 1980. Foi em várias ocasiões presidente da seccional paranaense da Associação Brasileira de Odontologia. Em 1992, fundou e atuou como diretor da Escola de Aperfeiçoamento Profissional. Foi idealizador do primeiro congresso internacional de odontologia realizado no Paraná, em Ponta Grossa, evento que se repete de dois em dois anos. Foi membro da Academia Paranaense de Odontologia e da Maçonaria (Loja Amor e Caridade II). Deixa a viúva, duas filhas e quatro netos.
Dia 06/06/2009 aos 78 anos.

No comments: