Tuesday, November 21, 2006

Galeria dos Vultos Eméritos.



Dr. Affonso de Loyola e Silva.

À convite do Dr. João Cândido Ferreira e do Professor Dr. Nilo Cairo, o Cirurgião Dentista Dr. Affonso de Loyola e Silva, participou do movimento que resultou, em 1912, na estruturação da Universidade do Paraná.
Era ele filho de Affonso de Loyola e Silva e de Dna. Etelvina Leal de Loyola e Silva; ele industrial, proprietário de engenho de erva-mate.
Seus avós paternos foram o Capitão Antonio de Loyola e Silva e Dna. Joaquina Maria Rosa do Nascimento de Loyola e Silva, radicados em Porto de Cima-Pr. Seus avós maternos foram o Capitão Joaquim Nunes Leal Filho, comerciante em Piraquara-Pr e Dna. Theolinda dos Santos Leal.
Nascido em Porto de Cima-Pr. à 30 de Setembro de 1882, O Dr. Affonso de Loyola e Silva exerceu a sua profissão durante quase 44 anos, e, ao falecer, aos 63 anos de idade, em plena atividade profissional, era o Cirurgião-Dentista mais antigo do Estado do Paraná.
O Dr. Affonso perdeu seu pai quando contava com apenas 3 meses de idade; e, por isso, foi criado em Piraquara-Pr, em companhia da mãe, na casa de seus avós maternos. Lá viveu até a idade de 8 anos; quando sua avó, já viúva, resolveu mudar-se para Curitiba-Pr.
Aqui, o Dr. Affonso completou o seu curso no então Ginásio Paranaense; onde, em 1899 concluiu o curso secundário. Nessa época, morou com sua avó paterna.
Decidido a fazer um curso superior, e estimulado por parentes e pessoas amigas de seu pai, foi para o Rio de Janeiro-DF, na capital do país, freqüentou o Curso de Odontologia da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Estava com 20 anos de idade.
Após a formatura, e seguindo o costume da época, foi exercer a profissão em cidades do interior de São Paulo e do Sul de Minas Gerais, durante dois anos.
Em 1905 viajou para a Europa, a fim de se aperfeiçoar profissionalmente. No seu retorno, em 1907, fixou residência em Curitiba; sendo um dos primeiros dentistas formados a montar consultório na cidade.
Em 1919, casou com Dna. Nícia Correia, filha mais velha do Engenheiro-geógrafo Dr. Manoel Francisco Ferreira Correia, da união nasceram seis filhos: Odilon, Coronel do Exército; Maria Adelaide; Affonso, Cirurgião Dentista; Etelvina; Cláudio Manoel, Engenheiro Civil e Nícia.
Em 1919, o Dr. Affonso de Loyola e silva participou da fundação da Sociedade Odontológica do Paraná ( hoje, Associação Brasileira de Odontologia-Seção do Paraná); fez parte da sua primeira Diretoria, no cargo de segundo vice-presidente. Por várias vezes exerceu a Presidência da Sociedade; e em 1942, quando do 40º aniversário de sua formatura, foi agraciado com o Diploma de Sócio Benemérito.
No ano de 1922, fez parte do corpo de redação da revista “Odontologia no Paraná “.
O Dr. Affonso dedicou-se sempre à sua profissão de modo exemplar, e jamais deixou de atender a quem lhe procurasse.
Trabalhou até o momento de sua morte, no dia 5 de Agosto de 1946.

Lembranças do Cirurgião-Dentista, Médico e Professor Catedrático da Universidade Federal do Paraná; Dr. Levy de Brito Buquéra.

No comments: