Monday, November 09, 2009

Podemos constatar à seguir a Ata de Fundação da mesma, relembrando a Cerimônia.

Ac.Newton Mattogrossense Maiewski.




Ata de Fundação da Academia Paranaense de Odontologia.

Aos oito dias do mês de novembro de um mil novecentos e setenta e nove, na sede do Conselho Regional de Odontologia do Paraná, sito à rua Cândido Lopes,0 número cento e quarenta e seis, quinto andar, nesta capital, com as presenças dos doutores Caetano dos Santos Marochi, Presidente da Comissão de Estudos e Ensino do Conselho Regional de Odontologia do Paraná; Raul Robine Bizerril, Membro da Comissão de Estudos e Ensino do Conselho Regional de Odontologia do Paraná; Manoel Eduardo Corrêa Costa, Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Paraná; Omar Zardo Britez, Conselheiro do Conselho Regional de Odontologia do Paraná; Humberto Rui Fernandes,, Coordenador do Curso de Odontologia da Faculdade Estadual de Ponta Grossa; Altmann Marques de Sampaio, Coordenador do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Paraná; Guilherme Walter Lowry, Presidente da Associação Brasileira de Odontologia do Paraná, que estiveram reunidos objetivando a fundação da Academia Paranaense de Odontologia- A .P .O . Na falta de um Presidente efetivo, o Dr. Caetano dos Santos Marochi, assumiu a Presidência dos trabalhos, até que se procedesse à eleição da Comissão de Fundação.
Nesta fase foram encerrados os trabalhos preliminares da reunião e suspensa a sessão para a eleição. Apurados os votos e reabertos os trabalhos verificou-se haverem sido eleitos respectivamente para a Presidência e Vice-Previdência da Comissão os doutores Altmann Marques de Sampaio e Humberto Rene Fernandes.
Assumindo os trabalhos o Presidente eleito convidou a mim, Iara Maria Reirdal, para secretariá-los. A seguir determinou o Senhor Presidente que fosse feita a leitura da Carta-Convite enviada a todos os presentes, convidados a participarem desta reunião, que será transcrita na presente Ata integralmente: "Curitiba, 10 de Outubro de 1979. Prezado Colega, é intenção de um grupo de cirurgiões-dentistas, liderados pelo Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Paraná, estudar a possibilidade de promover a fundação em nosso Estado de uma Academia Paranaense de Odontologia, visando congregar numa instituição científico- cultural as figuras que tem colaborado com destaque nessa área.
Sendo assim, permitimo-nos a liberdade de vir à presença de Vossa Senhoria, na qualidade de Membro da Comissão Provisória, e, em nome desta, a fim de convidá-lo a participar da primeira reunião que será levada a efeito no dia 8 de novembro vindouro, às 20,00 horas, na sede do CRO-Pr., localizada no endereço constante no cabeçalho acima, impresso, ocasião em que serão examinados, preliminarmente, os critérios que deverão presidir a novel iniciativa. A presença do prezado colega a esse ato, constituirá relevante contribuição aos propósitos que serão debatidos, cujo comparecimento rogamos a fineza confirmar.
Atenciosamente. Caetano dos Santos Marochi, CD. Presidente da Comissão de estudos e Ensino do CRO-Pr.
Após a leitura o Senhor Presidente fez uma breve exposição dos motivos da reunião bem posicionando as razões e a necessidade que tem o nosso Estado da criação de uma Academia da Classe Odontológica, a exemplo de outras classes profissionais.
Franqueou a palavra para, sobre o assunto, se manifestarem quaisquer dos presentes. Concedida a palavra ao Dr. Manoel Eduardo Corrêa Costa, Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Paraná, destacar ele a importância da criação da Academia, enumerando que, com esse evento, haveria um acompanhamento maior da evolução odontológica; existiria no campo cultural uma entidade do mais alto nível e da maior qualificação que se destinaria a homenagear, incentivar e a valorizar todos os trabalhos dos cirurgiões-dentistas, de modo direto, e de maneira indireta a todos quantos comprovadamente tenham prestado ajuda, colaboração e serviços relevantes à classe.
Que caberia à Comissão, no seu espinhoso cometimento, a seleção das pessoas que integrarão a novel Instituição, cujo critério seletivo há de caracterizar-se pela absoluta isenção no exame curricular dos postulantes às vagas; a fixação do número de vagas; a elaboração dos Estatutos e do Regimento Interno; o estudo do vestuário dos acadêmicos e os implementos de homenagem, tais como medalhas, diplomas, etc..As conclusões, relatórios, sugestões e idéias da Comissão deverão ser submetidas à apreciação dos demais presentes, com a palavra o Sr. Presidente disse lhe parecer que todos os acadêmicos devem possuir dados eletivos que os promovam à concorrência das vagas. O Dr. Guilherme Lowry com a palavra disse que os cirurgiões-dentistas deverão ser altamente qualificados e para essa qualificação, entre outras exigências que venham ser fixadas, devem ser estudadas todas as bibliografias dos candidatos. O Presidente eleito, Sr. Altmann Marques de Sampaio concitou a todos para a elaboração do Anteprojeto de Estatuto que irá nortear os destinos da Academia a fim de submetê-lo à deliberação dos integrantes da reunião a ser levada a efeito no dia vinte e dois (22) de novembro, naquele momento convocada. Antes do encerramento da reunião o Sr. Presidente agradeceu a confiança de seus pares elegendo-o Presidente da Comissão, esclarecendo, ainda, que a próxima reunião se realizará na Sede da Associação Brasileira de Odontologia, Secção do Paraná, sita à rua Dr. Murici, nº.439, 8º. Andar, às vinte (20) horas, e , agradecendo a presença de todos, determinou a suspensão da presente sessão para a lavratura da presente Ata. Reabertos os trabalhos foi esta lida e aprovada por unanimidade, indo assinada por mim, Secretária, pelo Presidente, e por todos os presentes. Curitiba, em 08 de novembro de 1979. Digo também se fez presente à reunião de fundação da Academia Paranaense de Odontologia o Dr. João Carlos Ribeiro, membro da Comissão de Estudos e Ensino do Conselho Regional de Odontologia do Paraná, achando-se, ainda, presentes, digo, tendo sido convocados pelo Senhor Presidente da Comissão de Estudos e Ensino do CRO.Pr. a comparecerem à reunião, além das pessoas mencionadas no início desta Ata, as seguintes: Dr. Amaury Mattei, Presidente do Sindicato dos Odontologistas; Dr. Guilherme Augusto de Barros Nolasco, Coordenador do Curso de Odontologia da Faculdade Estadual de Londrina e o Dr. Luiz Pilotto, Coordenador do Curso de Odontologia da Faculdade Católica do Paraná. Ressaltar, ainda, o senhor Presidente, a importância da reunião, que constituía, sem qualquer sombra de dúvida, um fato histórico na odontologia paranaense, por isso determinar fosse deixado em aberto uma ou mais páginas para coleta de assinaturas dos que assim o desejassem. Curitiba, 08 de Novembro de 1979. Seguem-se assinaturas dos presentes à reunião.

No comments: